Dois jovens integrantes da Associação Paradesportiva de Jaraguá do Sul (APJ/Secel), Marcélli Vitoria Tomazi, de 15 anos, e Maurício de Souza Junkes, 16, foram destaque na 12ª edição dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc), em Itajaí, acompanhados por seus técnicos.

Maurício, que tem osteogênese imperfeita, impressionou na natação ao conquistar cinco medalhas de ouro nos 50m livre, 100m costas, livre, peito e borboleta, aumentando sua galeria de conquistas na competição.

Enquanto isso, Marcélli, que é deficiente visual, foi campeã nos 100m e 400m rasos, e no lançamento de disco, sendo sua segunda participação na etapa estadual da competição, tendo conquistado um ouro e uma prata em 2021.

Tanto Maurício quanto Marcélli estão na expectativa de participar da seleção catarinense que irá para São Paulo, na regional 3 das Paralimpíadas Escolares, com seus técnicos destacando a evolução técnica e o desempenho dos jovens atletas.

O Parajesc de 2023 reuniu cerca de 400 paratletas com idades entre 11 a 18 anos nas modalidades de atletismo, natação, tênis de mesa, bocha paralímpica e basquete em cadeira de rodas, divididas em deficiências física (DF), intelectual (DI) e visual (DV).

A etapa regional Sul/Sudeste das Paralimpíadas Escolares ocorre de 5 a 9 de setembro, em São Paulo, com a participação de seleções de vários estados brasileiros. A regional Sul das Paralimpíadas Escolares será seletiva para a etapa nacional da competição, prevista para ocorrer entre os dias 27 de novembro a 2 de dezembro, também na capital paulista.

Foto: APJ, Divulgação