Neste domingo (14), celebramos o Dia das Mães, uma data especial para homenagear aquelas que se dedicam aos seus filhos e filhas com amor e carinho. Entre elas, está Vivian Campos Martins, a conhecida Vivi, que é técnica de basquete, mãe de três meninas e de uma legião de atletas.
Vivi é uma referência no basquete de Jaraguá do Sul, tendo conquistado vários títulos estaduais e nacionais com as equipes que treinou. Ela também é responsável pela formação de muitos atletas que se destacaram no esporte e que mantém uma relação de gratidão e respeito com ela.
Mas como é conciliar ser Mãe e técnica? Vivi conta ao Jaraguá Esportes que a palavra-chave é equilíbrio. Ela diz que tenta equilibrar a maternidade e a profissão, e que para isso conta com uma rede de apoio formada pelo marido, Alessandro Buozi Martins, um ex-jogador profissional e atualmente atleta máster, e pela família.
“São muitos finais de semana que abrimos mão de estar em família para estar com a equipe, mas é uma escolha profissional. Então, quando escolhemos sabemos de tudo isso. Mas sempre que pode, elas vão junto. Jogos próximos, decisivos, a família sempre tenta estar junto. Os jogos em casa, elas sempre estão juntos para torcer. Nas finais do ano passado, meu marido viajou com minhas filhas para estar junto conosco”, relatou.
Vivi também revela que se sente emocionada com as homenagens que recebe dos seus atletas, tanto os atuais, quanto os antigos. Ela conta que neste ano teve duas surpresas que a marcaram muito. A primeira foi na Copa Jaraguá de Basquete, quando os seus ex-atletas montaram um time e deram o nome de ‘Filhos da Vivi’.
A segunda foi no último jogo dos ‘Filhos da Vivi’, quando os meninos improvisaram uma faixa na arquibancada com a frase ‘Também somos filhos da Vivi’. “Isso vale muito mais do que títulos. Há oito anos atrás, ganhamos um título de campeonato estadual juntos. Agora eu descobri o nome que eles deram para a equipe no dia do congresso técnico. Deram meu nome para a equipe”, comentou.
“E daí, no último jogo deles os meninos que foram campeões também comigo ano passado fizeram uma frase na arquibancada que também são filhos da Vivi. Isso é gratificante demais. Esse carinho além das quadras”, concluiu.
Vivi é um exemplo de Mãe que equilibra a maternidade com a paixão pelo basquete, sem deixar de lado o seu trabalho e o seu talento. Ela também inspira outras Mães a seguirem os seus sonhos e a se dedicarem ao esporte. E neste Dia das Mães, o Jaraguá Esportes parabeniza a Vivi e todas as outras mães que se dedicam aos seus filhos e filhas com amor e coragem.
Foto: Arquivo Pessoal, Vivian Campos Martin

