Sai de cena nesta quarta-feira, dia 12, aos 69 anos recém completos, o maior técnico de futsal da história do Brasil. Se dentro das quadras era quase impossível vencê-lo, fora dela foi derrotado pelos rins, que pararam de funcionar. Falamos de Fernando Luiz Leite Cardoso Coelho, o Ferretti, que nos deixou após o agravamento dos problemas renais que sofria desde 2005, causado por sequelas do Covid-19.
Fluminense de nascimento, catarinense por adoção, Ferretti foi uma espécie de Midas do futsal (e até mesmo antes, no futebol de salão). Conhecedor como pouquíssimos dos aspectos técnicos e táticos do jogo, o projeto onde encostava o seu dedo virava ouro. Foi assim inicialmente na Tigre (SC), Perdigão (SC, foto abaixo), Votorantim (PE), Banfort (CE), Impacel (PR) e GM (SP), chegando a Jaraguá do Sul com uma carreira consolidada, que aqui alcançou o ápice.

De 2001 a 2010, ele levou o clube recheado de estrelas aos principais títulos de sua história, conquistando quatro Ligas Nacionais, seis Libertadores da América, seis Taças Brasil, quatro Superligas, sete Campeonatos Catarinenses, além de outros troféus a nível nacional e estadual. Retornaria ao clube em 2018, sem repetir o mesmo brilho da passagem anterior, mas sem prejuízo à imagem deixada anteriormente.
Depois de deixar Jaraguá do Sul, não atuou mais como treinador. Sua saúde vinha se deteriorando aos poucos e acabou optando por projetos menores, muitas vezes dando suporte técnico. Seria assim em Lages (SC), clube que assumiria ainda nesta temporada. E na Seleção Brasileira, onde executava a função de coordenador e auxiliar do técnico Marquinhos Xavier. Em se falando de seleções, Ferretti dirigiu ainda as equipes do Paraguai e da Guatemala.
Em virtude do acontecimento, a Confederação Brasileira de Futebol de Salão decretou luto oficial de cinco dias. Além disso, será realizado um minuto de silêncio em todas as partidas da rodada das competições nacionais, como forma de expressar respeito e reconhecimento pelo legado deixado por Ferretti, quem deixa enlutados esposa, filhos e netos, além de todos os amantes do esporte da bola pesada no Brasil.
Confira os principais títulos da carreira de Fernando Ferretti:
1 Intercontinental
11 Taças Brasil
5 Ligas Futsal
5 Sul-Americanos
5 Copas Libertadores
3 Superligas Nacionais
8 Campeonatos Catarinenses
1 Campeonato Carioca
1 Campeonato Pernambucano
Fotos: Paulinho Sauer, Jaraguá Futsal e Arquivo Pessoal, Fernando Ferretti
—
Patrocine as publicações do Jaraguá Esportes!
Consulte valores pelo (47) 99991-0818 (Whatsapp).
—
Participe do nosso grupo de WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/DmHRZOAQxce5Iy2opl3EZ7
—

