Confira na sequência os principais fatos históricos ligados ao esporte de Jaraguá do Sul, ocorridos no dia 30 de novembro. Lembrando que esta relação de eventos está em constante pesquisa e atualização.

1971.11.30
Aniversário: EVERALDO, Everaldo da Silva
Em 30 de novembro de 1971 nascia, na cidade catarinense de Criciúma, Everaldo da Silva. Conhecido no mundo pebolístico como Everaldo, o meio campo vestiu a camisa do Grêmio Esportivo Juventus durante a temporada de 2006. Depois de começar o ano se destacando com gols e assistências, sofreu uma série de lesões e acabou perdendo a titularidade na equipe comandada por Itamar Schulle.
> Saiba mais a respeito clicando aqui

© Henrique Porto

1977.11.30
Futebol: Carlos Renaux (SC) 1×0 GE Juventus
O Carlos Renaux (SC) vencia o GE Juventus pela contagem mínima em 30 de novembro de 1977. Não há muitas informações sobre a partida realizada no Estádio Augusto Bauer, em Brusque (SC), válida pelo Torneio de Incentivo ‘Adael Gomes de Oliveira’. Apenas que o treinador do tricolor jaraguaense na ocasião era Paulo Silva.

1992.11.30
Aniversário: JÚLIO CÉSAR, Júlio César Moraes da Silva
Em 30 de novembro de 1992 nascia, na cidade paulista de Auriflama, Júlio César Moraes da Silva. Conhecido no mundo pebolístico como Júlio César, o meio campo vestiu a camisa do Grêmio Esportivo Juventus durante a temporada de 2019. Estreou em 13 de julho, na derrota fora de casa para o Camboriú (SC), por 4 a 1. Seu primeiro gol sairia alguns dias depois, em 17 de julho, na vitória por 1 a 0 sobre o Barra, no Estádio João Marcatto.
> Saiba mais a respeito clicando aqui

© Divulgação

1994.11.30
Futebol: Figueirense (SC) 2×0 GE Juventus
Em 30 de novembro de 1994, o GE Juventus debutava em semifinais de Campeonato Catarinense. No Estádio Orlando Scarpelli, acabou superado pelo Figueirense por 2 a 0. O primeiro gol nasceu de pênalti duvidoso assinalado por Osvaldo Meira Júnior. “Um erro que definiu a partida”, lamentou o técnico Abel Ribeiro ao Diário Catarinense. No segundo gol, o Juventus reclamou da posição impedida de Narcísio. Mesmo assim, o tricolor exigiu boas intervenções do goleiro Rogério, em lances que poderiam ter mudado o resultado do confronto.

© Júnior Baron

2023.11.30
Futebol: FILIPE LUÍS, Filipe Luís Kasmirski
Em 30 de novembro de 2023, o lateral-esquerdo Filipe Luís Kasmirski anunciava a sua aposentadoria do futebol profissional. Natural de Jaraguá do Sul (SC), foi revelado pelo projeto de futsal do Colégio Evangélico Jaraguá. Aos 14 anos, acabou direcionado ao Figueirense (SC), sem passar pelos clubes de futebol do município. No Furacão concluiu sua formação nas categorias de base e se profissionalizou. Ainda vestiu profissionalmente as camisas de Ajax (HOL), Real Madrid Castilla (ESP), Deportivo La Coruña (ESP), Atlético de Madrid (ESP), Chelsea (ING) e Flamengo (BRA), seu clube de coração. Atuou pela Seleção Brasileira em 44 ocasiões, entre os anos de 2009 e 2019, marcando dois gols e disputando a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.
> Saiba mais a respeito clicando aqui

© Kirill Kudryavtsev

Para correções ou acréscimos de informações, entre em contato pelo jaraguaesportes@gmail.com