Ele nos deixou neste 14 de julho de 2025, aos 95 anos, após quase seis décadas dedicadas ao ‘Time do Padre’. Uma dedicação que não tem como ser mensurada em números. Foi infinita.
Em sua certidão de nascimento o nome consta como José Schmitz. Para o resto do mundo é Seu Caninha mesmo. Um apelido que não derivou de seu gosto pela bebida destilada, mas sim por encher sua Chevrolet C15 duas vezes por semana com engradados da iguaria e sair comercializando pelos bares de Jaraguá do Sul e Corupá. Isso na já longínqua década de 1970.
Não foi fundador, mas se tornou um dos dirigentes mais queridos da história do Grêmio Esportivo Juventus. Educado no trato com as pessoas. Rígido no zelo pelas coisas do tricolor jaraguaense. Amado por todos. Para contratar jogador não tinha ninguém melhor. Foi seu olho clínico que percebeu o potencial de Vargas, quando a viagem para Curitiba objetivava contratar Moacir. No fim, trouxe os dois.
Seu Caninha até hoje se orgulha de ter trazido para o Juventus um tal de Camiseta, zagueiro mafrense que alcançou relativo sucesso no carioca Vasco da Gama, atuando com a graça de Gomes (Luiz Carlos Gomes de Oliveira) e jogando ao lado de Roberto Dinamite. “Foi o melhor jogador que já vi vestir a nossa camisa”, afirmava de boca cheia.
Ele nos deixou neste 14 de julho de 2025, aos 95 anos, após quase seis décadas dedicadas ao ‘Time do Padre’. Uma dedicação que não tem como ser mensurada em números. Foi infinita. Infinita como a quantidade de histórias sobre o clube que guardou em sua mente. Infinita como a paixão que o levava até pouco tempo atrás ao João Marcatto, mesmo com todas as dificuldades que a idade lhe impunha.
No fundo, Seu Caninha viveu sim embriagado, fazendo jus ao apelido. Mas embriagado de amor pelo Grêmio Esportivo Juventus.
★ 25/03/1930, Jaraguá do Sul, SC, BRA
✟ 14/07/2025, Jaraguá do Sul, SC, BRA
Copyright © 2025 por Henrique Sudatti Porto
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução, mesmo parcial, por qualquer processo mecânico, eletrônico, reprográfico, entre outros, sem a autorização por escrito do autor.


Deixe um comentário